Sustentabilidade
12/06/2014Boas práticas garantem certificação para empresa de manejo florestal
Adoção de boas práticas resulta em certificações internacionais para finalista do Prêmio Fecomercio de Sustentabilidade

A empresa de manejo florestal Rondobel, com sede em Belém (PA), escolheu mudar as práticas em busca da sustentabilidade e do reconhecimento. Fundada em 1999, ela sempre operou em áreas legalizadas, mas não desenvolvia uma gestão integrada das questões ambientais, tampouco ações sociais. Os produtos da empresa também não eram rastreáveis. Tudo isso contribuía para ela ser pouco reconhecida. A mudança veio em 2008, quando resolveu investir, fechar parcerias e adotar medidas concretas para se tornar realmente sustentável nos negócios.
A busca por melhores práticas aproximou a companhia da The Forest Trust (TFT), organização internacional sem fins lucrativos que ajuda empresas e comunidades na produção responsável. A parceria resultou em melhor organização dos procedimentos internos da Rondobel e no desenvolvimento de controles para garantir a rastreabilidade da madeira, além da adequação a padrões internacionais de manejo florestal. “Vimos potencial na Rondobel por ser uma pequena empresa disposta a se transformar”, diz o gerente da TFT para a América do Sul, Xavier Andrillon.
Uma das maiores mudanças se deu no aspecto social. Junto com a TFT foi iniciado um trabalho de aproximação com as 16 comunidades do entorno da área de exploração florestal no Pará. As pessoas foram convidadas a conhecer detalhes do manejo, privilegiou-se a contratação de trabalhadores locais e foram investidos cerca de R$ 1 milhão em infraestrutura, como escolas e estradas.
A adoção das boas práticas foi coroada pela obtenção de certificações internacionais. Em 2010, a Rondobel recebeu o selo da Verified Legal Origin – VLO (Verificação de Origem Legal), que garante a origem legal da madeira, tornando-a a primeira empresa brasileira a ter sua madeira serrada verificada internacionalmente como legal, de forma independente. Na sequência, veio o Forest Stewardship Council – FSC, um certificado concedido com base no tripé da sustentabilidade (social, ambiental e econômica). A companhia é finalista do Prêmio Fecomercio de Sustentabilidade, na categoria Grande Empresa.
Com o reconhecimento, a empresa conseguiu vencer a primeira licitação para concessão de florestas públicas do Pará, em uma área de 19 mil hectares localizada no eixo dos municípios de Santarém, Aveiro e Juruti, no oeste do Estado. “A Rondobel é um exemplo para as empresas familiares, quebrando o mito de que pequenas companhias não teriam condições de explorar responsavelmente a floresta”, afirma Andrillon.
Todos os direitos patrimoniais relativos ao conteúdo desta obra são de propriedade exclusiva da FECOMERCIO-SP, nos termos da Lei nº 9.610/98 e demais disposições legais aplicáveis à espécie. A reprodução total ou parcial é proibida sem autorização.
Ao mencionar esta notícia, por favor referencie a mesma através desse link:
www.fecomercio.com.br/noticia/boas-praticas-garantem-certificacao-para-empresa-de-manejo-florestal