Economia
29/01/2014Paulistanos iniciam ano com menor intenção de consumir
Índice registrou queda anual de 8,7%

Os paulistanos iniciaram o ano com menor ânimo para comprar produtos e contratar serviços, resultando na baixa anual de 8,7% no Índice de Consumo das Famílias (ICF) e recuo mensal de 0,4%, registrando 124,8 pontos, de acordo com a Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo de São Paulo (FecomercioSP). O índice vai de zero a 200 pontos, no qual abaixo de 100 pontos é considerado insatisfatório e acima de 100 é denotado como satisfatório.
A maior pressão veio da queda anual de 32% e baixa mensal de 15,2% no item Momento para Duráveis, revelando cautela das famílias paulistanas. De acordo com a FecomercioSP, o resultado foi provocado pelo movimento inflacionário, encarecimento do crédito e aumento das taxas do IPI para determinados produtos, além da desvalorização do real frente ao dólar.
O cenário desfavorável impactou, também, o Acesso ao Crédito, que caiu 15,7% em relação a janeiro de 2013, apesar da elevação mensal de 3,3%. No mesmo movimento oposto nos comparativos mensal e anual estão a Perspectiva Profissional, que melhorou 1,9% ante dezembro, mas caiu 7% ante o mesmo período do ano passado. Renda atual elevou 3,1% em relação a dezembro, mas recuou 3,4% no comparativo anual. Além disso, o Nível de Consumo Atual subiu 2,7% ante dezembro e baixou 5,1% ante janeiro de 2013.
Por outro lado, o item Emprego Atual registrou baixa no comparativo mensal e anual, de 2,6% e 2,3%, respectivamente. Já o item Perspectiva de Consumo subiu 2,1% ante dezembro e 8,4% em relação a janeiro do ano passado, indicando a retomada do consumo por parte dos paulistanos nos próximos meses.
Na análise por renda, as famílias paulistanas que ganham a partir de dez salários mínimos se mostraram mais insatisfeitas do que as que ganham menos que esse valor, com 119,2 pontos ante 126,7 pontos.
A Intenção de Consumo das Famílias (ICF) é apurada mensalmente pela FecomercioSP desde agosto de 2009, com dados de 2,2 mil consumidores no município de São Paulo.
Todos os direitos patrimoniais relativos ao conteúdo desta obra são de propriedade exclusiva da FECOMERCIO-SP, nos termos da Lei nº 9.610/98 e demais disposições legais aplicáveis à espécie. A reprodução total ou parcial é proibida sem autorização.
Ao mencionar esta notícia, por favor referencie a mesma através desse link:
www.fecomercio.com.br/noticia/paulistanos-iniciam-ano-com-menor-intencao-de-consumir