Negócios
14/08/2025O que o doce viral das redes sociais pode ensinar sobre análise de tendências de consumo e empreendedorismo?
Boletim ‘Expresso MEI’ de agosto explica a importância de utilizar as redes como termômetro para criar estratégias de vendas nos pequenos negócios

Mesmo quem não é fã de doce foi impactado pela febre do momento: o morango do amor. Com uma receita simples e rapidamente compartilhado nas redes sociais, o produto — que viralizou na internet brasileira em julho — pode ensinar lições valiosas sobre análise de tendências de consumo e empreendedorismo.
O boletim Expresso MEI de agosto traz uma matéria especial que mostra como o empreendedor pode aproveitar essa onda para impulsionar as vendas e, principalmente, como esse caso pode servir de exemplo para ficar de olho nas movimentações online para antecipar futuras oportunidades.
Baixe gratuitamente o Expresso MEI de agosto
Ainda sob o tema empreendedorismo, a publicação repercute os dados do levantamento do Ministério do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços (MDIC), que aponta que as vendas dos pequenos negócios pelo e-commerce cresceram mais de 76% nos últimos três anos.
Para quem ainda não entrou no comércio virtual ou pretende entrar, o boletim dá dicas de como vender nos marketplaces, considerados a porta de entrada do e-commerce pela simplicidade operacional e pelo baixo custo envolvido.
Ajuda contábil gratuita
O Expresso MEI também apresenta o programa MEI Conta com a Gente, a nova ferramenta do governo federal que permite ao empreendedor tirar dúvidas com a Inteligência Artificial sobre abertura de empresas, pagamento de impostos, entre outros temas, de forma rápida e gratuita. Além disso, caso a questão precise ser aprofundada, a plataforma disponibilizará um profissional contábil para um atendimento personalizado, igualmente sem custos.
Checklist ESG
Por fim, Cristiane Cortez, assessora da FecomercioSP, explica como o Checklist ESG pode ajudar as pequenas empresas a darem um up no negócio, cuidando do meio ambiente, melhorando o impacto social e, ainda, ganhando a confiança dos clientes.
Pode parecer que ESG (Ambiental, Social e Governança) seja coisa de multinacional, mas negócios pequenos também saem ganhando quando adotam essas práticas. E o melhor: agora, o empreendedor pode fazer um diagnóstico rápido na plataforma Fecomercio Lab e descobrir como está o nível de maturidade ESG do seu empreendimento.
Baixe agora mesmo o Expresso MEI completo
Inscreva-se para receber a newsletter e conteúdos relacionados
Notícias relacionadas
-
Negócios
Estratégia e criatividade para vender mais no 2º semestre
Boletim 'Expresso MEI' dá dicas para aproveitar as datas comemorativas para impulsionar os negócios
-
Sustentabilidade
Sistema CNC marca presença na 5ª Conferência Nacional do Meio Ambiente e contribui para propostas prioritárias
EditorialFecomercioSP propõe Agenda Verde para um Brasil mais sustentável
SustentabilidadeMP do setor elétrico repassará custos para PMEs