Economia
15/06/2014Vendas do Dia dos Namorados caem 5%
Resultado confirma previsão de comerciantes da cidade de São Paulo que esperavam por queda de movimento

O faturamento do comércio paulistano no Dia dos Namorados caiu 5% neste ano em relação ao mesmo período de 2013, segundo apurou a Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Estado de São Paulo (FecomercioSP).
De acordo com os empresários ouvidos pela Entidade, o cartão de crédito foi a modalidade de pagamento mais utilizada pelos paulistanos para as compras (61%), seguida por pagamento à vista (33%), por cheque pré-datado (5%) e por crediário (1%).
Diante de um cenário econômico complicado, com inflação alta e diminuição da confiança dos consumidores - conforme identificado em recentes pesquisas da Federação -, neste ano, apenas 41% dos comerciantes optaram por realizar promoções específicas para a data e 24% do total investiram em ações publicitárias.
Ainda na sondagem, a FecomercioSP constatou que 53% das lojas tinham estoques nos mesmos níveis dos existentes no ano passado, 29% superiores e 15% menores. O restante preferiu não responder à pergunta. Sobre as contratações temporárias, 3% das empresas consultadas ampliaram o quadro de funcionários.
A sondagem foi realizada pela Federação com 107 empresários no dia 13 de junho. Trata-se de um levantamento estatístico que abrange um universo restrito de empresas e tem como objetivo ganhar agilidade para monitorar uma situação atual e apontar tendências. Levantamentos desse tipo produzem sinalizações econômicas poucos dias após a coleta de dados e, por isso, são utilizadas no mundo inteiro como indicadores de atividade de mercado. Para a sondagem do Dia dos Namorados, a coleta foi feita apenas em setores que estão relacionados à data.
Todos os direitos patrimoniais relativos ao conteúdo desta obra são de propriedade exclusiva da FECOMERCIO-SP, nos termos da Lei nº 9.610/98 e demais disposições legais aplicáveis à espécie. A reprodução total ou parcial é proibida sem autorização.
Ao mencionar esta notícia, por favor referencie a mesma através desse link:
www.fecomercio.com.br/noticia/vendas-do-dia-dos-namorados-caem-5
Notícias relacionadas
-
Negócios
Estratégia e criatividade para vender mais no 2º semestre
Boletim 'Expresso MEI' dá dicas para aproveitar as datas comemorativas para impulsionar os negócios
-
Negócios
Segmentos mais buscados no Dia dos Namorados e perspectivas
NegóciosConfira 5 dicas poderosas para vender mais nas festas juninas
LegislaçãoPL busca implementar critérios mais rigorosos para custódia