Índice de Expansão do Comércio
Propensão a investir reage
O Índice de Expansão do Comércio (IEC) interrompeu a série de seis quedas consecutivas e voltou a subir, ao passar de 99,2 pontos, em maio, para 102,1 pontos, em junho — uma alta de 2,9%, voltando para a zona de otimismo (acima dos 100 pontos). No entanto, na comparação anual, o indicador ainda registra queda de 4,8%. Os dois quesitos que integram o indicador subiram na comparação mensal. O Índice de Expectativa para Contratação de Funcionários (ECF) subiu 2,6%, passando de 111,4 pontos, em maio, para 114,3 pontos, em junho — movimento que também pode estar relacionado às datas comemorativas, mas ainda com recuo acumulado de 4% em relação ao mesmo período do ano passado.
Sobre
O Índice de Expansão do Comércio é apurado mensalmente pela FecomercioSP desde junho de 2011. O indicador vai de zero a 200 pontos, representando, respectivamente, desinteresse e interesse absoluto na expansão dos negócios.
Como é obtido
A partir de entrevistas com cerca de 600 empresários do comércio dos municípios que compõem a Região Metropolitana de São Paulo.
Utilidades
A análise dos dados identifica a perspectiva dos empresários do comércio em relação a contratações, compra de máquinas ou equipamentos e abertura de novas lojas.
Análise de Índice
Conteúdos relacionados

Ânimo dos empresários com vendas do final do ano cresce
Índice da FecomercioSP cresce pelo terceiro mês consecutivo, apontando aumento da confiança do Comércio