Índice da Atividade do Turismo - IMAT
Turismo paulistano avançou quase 7% em maio
O mês de maio começou com boas perspectivas para o turismo de lazer, em virtude do “feriado prolongado” do Dia do Trabalho, e se manteve em alta no corporativo. De acordo com os dados do Índice Mensal de Atividade do Turismo (IMAT), elaborado pelo Conselho de Turismo da Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Estado de São Paulo (FecomercioSP), em parceria com o Observatório de Turismo e Eventos da SPTuris, a atividade registrou um crescimento de 6,9% no quinto mês do ano, em comparação com o mesmo período do ano passado.
Tivemos um maior número de turistas chegando à capital, como revela o aumento de 10,5% no fluxo médio diário de passageiros nos aeroportos, passando de 168,7 mil, em abril, para 186,4 mil pessoas, em maio.
Sobre
O Índice Mensal de Atividade do Turismo (IMAT-SP) é um indicador elaborado pela FecomercioSP em parceria com a SPTuris e tem o objetivo de acompanhar o desempenho do turismo da capital paulista. O indicador faz uma análise macro do setor na cidade e é composto por cinco variáveis: estoque de empregos diretos do turismo; faturamento do setor do turismo na cidade de São Paulo; movimentação dos terminais rodoviários de São Paulo; movimentação dos aeroportos de São Paulo, exceto Viracopos; e taxa de ocupação da rede hoteleira de São Paulo. O índice será medido mensalmente, com defasagem de divulgação dos dados de 45 dias.
Como é obtido
O indicador é composto por cinco variáveis que possuem os mesmos pesos para a criação do índice. São analisadas as movimentações de passageiros dos aeroportos de Congonhas e Guarulhos, dos passageiros das rodoviárias, a taxa média de ocupação hoteleira na cidade, o faturamento do setor do turismo na capital e o estoque de emprego nas atividades exclusivas do turismo. O índice tem sua base 100, usada como referência de comparação, em janeiro de 2020.
Utilidades
O indicador é um termômetro da atividade do turismo na cidade de São Paulo levando em consideração os dois lados, o dos empresários e dos consumidores. É um índice inédito e contribui para os empresários entenderem a dinâmica ao longo do tempo do setor na capital e, com isso, é possível pensar em tendências para os próximos meses: se tende a aumentar ou reduzir o turismo em São Paulo.
Análise de Índice
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