Sustentabilidade
26/06/2018Projeto pretende recuperar a biodiversidade do Parque Trianon
Combate à invasão biológica se faz necessário para a manutenção da vegetação nativa do parque, único remanescente da Mata Atlântica na região central da cidade de São Paulo

Espécies exóticas têm se proliferado e sufocado a vegetação do parque
(Arte: TUTU)
Por Ana Clara Guerra
O Parque Municipal Tenente Siqueira Campos, popularmente conhecido como “Parque Trianon”, é considerado o único remanescente da Mata Atlântica na área central da cidade de São Paulo. No entanto, alguns tipos exóticos de vegetação, como a palmeira-seafórtia, têm se proliferado e sufocado a vegetação rasteira há anos, o que pode acabar com a Mata Atlântica existente na região.
Para controlar essa invasão biológica, o projeto intitulado “Biodiversidade do Trianon em Retomada” foi elaborado pelo Departamento de Parques e Áreas Verdes (Depave) da Secretaria Municipal do Verde e do Meio Ambiente (SVMA). A proposta também pretende promover o enriquecimento da biodiversidade por meio da reposição da perda de vegetação nativa e seu manejo sistemático.
“Apesar de algumas espécies serem lindas e atraírem os visitantes, é necessário retirá-las com suas raízes para que não voltem a prejudicar a vegetação nativa. Como no Parque Trianon não há espaço para o plantio de novas espécies da mata atlântica na mesma quantidade das exóticas suprimidas, a prefeitura pretende fazê-lo também em outras áreas municipais para que se desenvolvam e virem adultas da melhor forma”, explica a assessora técnica do Conselho de Sustentabilidade da FecomercioSP, Cristiane Cortez, que tem acompanhado o projeto, participando como representante da FecomercioSP nas reuniões do Conselho Municipal do Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável - CADES.
Veja também
FecomercioSP apresenta dicas para consumidor colaborar para a preservação do meio ambiente
Constituição prevê tratamento diferenciado às empresas que promovem a economia verde
Proteção ao meio ambiente passa pela redução do uso de plásticos descartáveis
Além dessas duas ações, o projeto tem o objetivo de difundir o conhecimento sobre a invasão biológica em ambientes urbanos. “Essa questão é complexa e envolve a necessidade de identificar a problemática das espécies exóticas invasoras e o planejamento de ações de prevenção, erradicação, controle e monitoramento. Assim, é necessário propagar o conhecimento capacitando profissionais da área de arborização urbana e envolvendo a comunidade durante todo o processo”, comenta a criadora do projeto, Andrea de Almeida Bossi, analista de meio ambiente da SVMA.
Segundo Andrea, a comunidade do entorno do Parque Trianon possui um histórico de ativismo, antes mesmo do início da elaboração do projeto, e tem se interessado em participar voluntariamente das ações de restauração da biodiversidade do parque. Para isso, a SVMA tem se organizado para acolhê-los de maneira séria e estruturada.
“É extremamente importante que a Secretaria Municipal do Verde e do Meio Ambiente faça uma conscientização dos moradores e frequentadores, para mostrar que não vão arrancar as árvores para acabar com o parque, mas que é necessário remover o que vem destruindo o pouco que se tem de Mata Atlântica”, opina Cristiane.
O projeto foi submetido e aprovado para receber recurso do Fundo Especial do Meio Ambiente (Fema). O valor total do projeto é de R$ 1.872.564,88, com duração de 24 meses. Atualmente, está em fase de liberação de recursos.
Todos os direitos patrimoniais relativos ao conteúdo desta obra são de propriedade exclusiva da FECOMERCIO-SP, nos termos da Lei nº 9.610/98 e demais disposições legais aplicáveis à espécie. A reprodução total ou parcial é proibida sem autorização.
Ao mencionar esta notícia, por favor referencie a mesma através desse link:
www.fecomercio.com.br/noticia/projeto-pretende-recuperar-a-biodiversidade-do-parque-trianon
Notícias relacionadas
-
Sustentabilidade
Discussão aborda os riscos do novo licenciamento ambiental
Retrocessos ambientais para a competitividade nacional e aprovação de cota para mulheres em conselhos de administração de empresas públicas foram debatidos em reunião na FecomercioSP
-
Sustentabilidade
Vetos do PL do Licenciamento Ambiental são importantes, mas há outros ajustes fundamentais necessários no texto
LegislaçãoLicenciamento ambiental intensifica emergências climáticas
EditorialFecomercioSP sinaliza os riscos no PL do Licenciamento Ambiental
Recomendadas para você
-
Sustentabilidade
Marco do Licenciamento Ambiental: avanços e problemas
Se o Brasil pretende se desenvolver de maneira sustentável, não pode abrir mão de orientar os empreendedores nesses processos
-
Sustentabilidade
MP vai elevar custo de energia para empresas e consumidores
FecomercioSP debate os pontos centrais da medida que impacta diretamente as empresas e os consumidores
-
Sustentabilidade
MP do setor elétrico repassará custos para PMEs
Texto vai estimular consumo excessivo e prejudicar receitas de setor mais dinâmico da economia